Nuno Lopes - Director Secção de Futsal

“Apesar de não ser muito dado a protagonismos, porque este deve ser do clube e dos seus atletas, entendi que seria muito importante colocar na blogsfera azul uma mensagem a todos os adeptos belenenses.

Como (penso que) é do conhecimento geral tenho sob minha responsabilidade a organização da Secção de Futsal do Clube de Futebol “Os Belenenses”, função em que divido tarefas com esse enorme belenenses que é o Luís Silva. Juntos, e ajudados por 10 magníficos seccionistas, temos conseguido ao longo desta época levar o bom nome do nosso Clube de norte a sul do País. Sem orgulhos bacocos, mas também sem falsa modéstia, penso que o Clube de Futebol “Os Belenenses” é hoje, quase no final de uma época, mais respeitado no universo desportivo nacional – e, por muito pouco que o futsal acrescente, é motivo de grande satisfação que assim seja. É esse o fito que nos move. É essa a razão de todo o muito trabalho que se tem feito.


O futsal do Clube é olhado, interna e externamente, como algo de bom que se tem feito no Belenenses. Somos reconhecidamente dos Clubes que melhor recebe as equipas adversárias. Somos reconhecidamente dos Clubes que melhor organiza os seus jogos em Casa. Somos reconhecidamente dos Clubes com melhor comunicação com a Imprensa. E tudo isto, sem, por outro lado, deixar de ser o Clube onde há uma fortíssimas relação da equipa com os seus apaixonados e inconfundíveis adeptos. Essa simbiose adeptos-equipa tem-se traduzido na fantástica afluência de público ao Pavilhão Acácio Rosa e pelo País fora e na importância decisiva que essa afluência tem tido nos resultados obtidos.

Todo este mérito tem como únicos “culpados” aqueles que, muito justamente, a maioria de vós, adeptos, tem reconhecido e acarinhado: os elementos do fantástico Grupo de Trabalho, genialmente comandado pelo Alípio Matos. Trata-se de um grupo em que todos nutrem um respeito pela massa adepta que, posso-o dizer sem dúvida, é fora e acima do normal. Todos eles, sem excepção, sentem pelo Clube um amor verdadeiro, próprio de quem sente a cruz que traz no peito. Todos eles, sem excepção, sabem que sem o apoio recebido de todos vós, muito pouco do parcial sucesso alcançado teria alguma vez sido possível. Quando por vezes sonho com “os rapazes da praia”, esses rapazes têm nome…

Toda esta (talvez) maçadora introdução tem por objectivo solicitar a todos (mas a todos mesmo!) os belenenses que no próximo sábado possam colorir de azul as bancadas do Pavilhão Acácio Rosa para ajudar a equipa a vencer o adversário directo (o Benfica) – adversário tão directo, que o deveria ser em TODAS as modalidades. Não imaginam os belenenses como esse apoio será determinante…
Apesar da transmissão televisiva, decidimos emitir apenas 300 bilhetes para não sócios. Prescindimos de uma importante receita de bilheteira para ter mais adeptos azuis no Pavilhão. Decidimos manter o preço do bilhete de sócio a 2 Euros, porque a fidelidade a quem nos tem acompanhado será para nós sempre um ponto de honra. No universo de 1500 lugares no Pavilhão, apostamos na presença de 1200 belenenses.

Como se tudo isso não bastasse, contamos ainda com o vosso apoio para conseguir algo de impensável no início da época, ao longo da qual lutámos contra o “status quo” instalado no nosso País, em que o sucesso está circunscrito a poucos. A vitória no sábado garantir-nos-á a liderança final na classificação da fase regular. Ainda faltará o play-off, é certo. Mas será algo de prestigiante e que poderá dizer muita coisa. Será um feito. Um feito á Belenenses.

Mas permitam-me solicitar ainda que a festa que vos peço para promoverem antes, durante e após o jogo, seja também ela uma festa á Belenenses. Uma festa baseada em valores que o ser humano deve ter em toda a sua vivência. Uma festa feita de respeito por nós e pelos outros. Uma festa de amor e dedicação por aqueles que vestem de azul mas, também, de respeito por quem está do outro lado da barricada. Uma festa de querer, de orgulho e de confiança nos “nossos” mas também de respeito pelos “outros”. Uma festa feita de cânticos, aplausos e incentivos aos que vocês apelidaram de “Conquistadores” e não de ofensas nem insultos a terceiros. Mesmo que por vezes nos custe aguentar muitas das injustiças que foram fazendo parte da história do nosso Clube, devemos ignorar quem nos quer abater: não menosprezar, não ofender, não insultar, mas respeitosamente ignorar. E seguir em frente. Sempre em frente, torneando todos os obstáculos que teimosamente nos vão colocando.

Por tudo isto, espero que sábado seja um dia de alegria para todos nós.
Confio que saberemos todos marcar a diferença. Diferença que mais ninguém entende, a não ser todos nós. Diferença que faz do Clube de Futebol “Os Belenenses”, talvez não o maior deste País, talvez não aquele com mais adeptos, talvez não aquele mais (banalmente) mediático… mas decerto o melhor Clube do Mundo.”

VIVA O CLUBE DE FUTEBOL “OS BELENENSES”!!! SEMPRE!!!!

Nuno R. Lopes


F.A. Ajuda 84

Sem comentários: