Entrevista a Nuno Lopes, director-desportivo de Futsal

Entrevista a Nuno Lopes, director-desportivo do Belenenses no rescaldo do Freixieiro - Belenenses que retirou à equipa do Restelo o primeiro lugar da fase regular do campeonato.
“Estamos a mexer no que está instalado”

Considera que o Belenenses merecia ser o campeão da faseregular?
Merecia. Quando iniciamos esta época não pensávamos nisso. Foi o início de um novo ciclo com o objectivo de ao fim de três anos podermos estar na luta pelo título. Fruto da equipa técnica e jogadores trabalharem sempre de forma exemplar, se calhar isso pode acontecer já este ano. Mas é preciso muito mais para que o Belenenses esteja na luta pelo título.

Mas então o Belenenses é ou não candidato ao título?
O Belenenses é candidato, isso foi assumido já há algm tempo.O que digo é que não depende só da qualidade do Futsal praticado, da equipa técnica e dos jogadores. Há sempre uma distância difícil de ultrapassar.

E que distância é essa?
Não chega ter bons jogadores, bons técnicos e ter um Futsal de grande qualidade. É preciso também ter uma estrutura forte. Estamos a mexer no que está instalado. Por vezes a qualidade do Futsal não chega. Temos de contar com erros de terceiros. Não acredito em má fé mas o que é certo é que temos sido vítimas de erros crassos. Temos visto erros de equipas de arbitragem, erros do Conselho de Disciplina e erros da Federação Portuguesa de Futebol. A palavra que nos move hoje em dia é “Basta”.

Mais explicitamente que críticas são essas?
Uma eventual irregularidade no caso Pedro Cary, que não existiu da nossa parte, foi punida pelo Conselho de Disciplina oito meses depois. Vemo-nos privados de um jogador imprescindível na altura decisiva da época. Pedro Cary é uma baixa importante, estando punido por 30 dias. Na final-four da Taça de Portugal jogamos de igual para igual mesmo sem ele. O Belenenses viu-se privado de um jogador por castigo na final-four enquanto que o Sporting viu um jogador seu expulso num jogo anterior ter sido punido só com um jogo de castigo e pôde disputar a final-four. Em condições normais o castigo ao jogador do Sporting teria sido de 2 jogos. Não acredito que houvesse má fé no caso Pedro Cary, até porque as pessoas que fazem parte do Conselho de Disciplina são pessoas idóneas e com cargos importantes da nossa sociedade civil e com indicações de terem que ser sérias e honestas.
Houve sim falta de cuidado na análise do processo disciplinar. Basearam-se apenas em factos escritos e não chamaram pessoas que deviam ser chamadas para serem ouvidas. Houve uma tremenda falta de cuidado mas o tempo que o Conselho de Disciplina demorou a analisar o caso é que está em causa. Prejudicaram em demasia o Belenenses mas acima de tudo prejudicaram demasiado o jogador.
Mas por exemplo na final-four o piso preveligiou só uma das equipas. O Sporting, que jogou num piso que lhe é familiar. Mas nesse jogo perdemos e perdemos bem, conforme se tivéssemos ganho teríamos igualmente merecido a vitória. Por isso com o que digo não estou a desculpar o que quer que seja. É apenas a minha análise.
O pensamento vingente no país é que protege determinadas equipas o que limita o êxito de outras. Para atingirmos o êxito temos de mudar as mentalidades. O ponto final terá sido no último jogo Freixieiro – Belenenses.
Uma das equipas de arbitragem mais conceituadas, tomarem uma decisão de livre vontade e depois virem a anulá-la é algo impensável. É nítido que as pessoas no seu subconsciente protegem determinadas situações, os valores instituídos. Limitam assim o êxito das outras equipas.

”Esta mentalidade de protecção de determinadas equipas é que é difícil de mudar”

Mas crê que premeditadamente prejudiquem o Belenenses?
Não, não acredito que premeditadamente prejudiquem o Belenenses. Esta equipa de arbitragem na primeira jornada origina um castigo ao Alípio Matos com 30 dias de suspensão e na última tem uma decisão destas. Pelo meio ainda temos o jogo de Loures. Para a categoria e valor que tem, são falhas que não são admissíveis. Mas são humanos e temos sempre que os desculpar, mesmo que sejamos eternamente prejudicados, como o fomos também no jogo da Luz. Um campeonato em que o Main Sponsor (Sagres) patrocina também duas equipas do mesmo campeonato (Benfica e Sporting) parece-me gravíssimo, o critério de escolha das transmissões televisivas parece-me também ridículo. Uma equipa que tem muito mais jogos transmitidos em casa do que outras do mesmo campeonato permite-lhe ter outro retorno financeiro. E isto tudo é muito difícil de digerir para nós. Esta mentalidade de protecção de determinadas equipas é que é difícil de mudar. Por isso lhe digo que a um clube como o Belenenses e muito mais ainda aos restantes, é difícil lutar até ao fim por títulos.

”O Belenenses sente-se enganado pela FPF”

Mas o Belenenses aceitou os termos da proposta das transmissões televisivas...
Sim, aceitou mas foi-nos pintado outro cenário. Foi dito aos clubes que até à quinta jornada o critério de escolha dos jogos seria comercial e a partir daí pelo mérito desportivo, com a FPF a ter intevenção no critério. Ora como isso não se verificou o Belenenses sente-se enganado pela FPF. A sua direcção irá analisar o contrato assinado. Estamos cansados da falta de respeito pelo Belenenses.

”Alguém neste fim-de-semana ficou com azia”

Que defeitos aponta à FPF?
A organização de provas, um calendário oficializado no início da época com a final-four da Taça de Futsal no mesmo fim-de-semana da final da Taça de futebol, a incompetência de quem aprova o calendário e não repara que se realiza no mesmo fim-de-semana da final-four da Taça de Portugal.
Mais tarde o reordenamento do calendário veio prejudicar o Belenenses. Porque é que nos jogos televisionados há delegado da FPF e nos outros não? Porque é que nos jogos com televisão é obrigatório ter ambulância e nos outros não? Porque é que existem exigências diferentes quanto às forças de segurança de zona para zona do país? Houve pavilhões onde nem água quente tinhamos para tomar banho. Não há por parte da FPF controlo da prova.
A FPF não podia ter autorizado que o Main Sponsor do campeonato, patrocine também duas equipas que nele participam. Não basta ser sério. Tem que se parecer também. E esta situação não revela transparência. E tudo o que tenha a ver com a entidade que organiza as provas tem que ser e parecer transparente.
Alguém neste fim-de-semana ficou com azia ao não poder haver final do campeonato Central de Cervejas, entre Sporting e Benfica. Isto é muito grave.
Mas a protecção sente-se também na imprensa. Por exemplo a maioria das pessoas que escrevem nos jornais pouco mais de Futsal percebem que o meu filho de 13 anos. A protecção que fazem a alguns clubes e a jogadores como o Ricardinho (e atenção que gosto muito dele como pessoa, admiro-o muito enquanto jogador e acho que tem feito muito bem ao Futsal) é elucidativa. Para um jornal vale mais a nova tatuagem do Ricardinho que o trabalho efectuado nos clubes.
A Fundação no ano passado foi prejudicada de forma escandalosa, e tudo foi branqueado. Os próprios comentários feitos nas transmissões dos jogos via Tv soam a tendenciosos (excepção feita ao ultimo Belenenses – Benfica). E isso é tão mais grave porque são feitos por pessoas que percebem de facto muito de Futsal, ou deveriam saber pelo historial que têm na modalidade. Esta mentalidade de protecção de dois clubes é que é preciso ultrapassar para podermos ter outras equipas perto do título.

E o que acha que é necessário mudar na FPF?
É preciso mudar tudo, as pessoas que tratam do Futsal, da arbitragem do futsal, a organização das provas de Futsal e a dedicação ao Futsal. As pessoas que trabalham no Futsal da FPF deviam ser mais dedicadas. O Europeu de futebol e de Futsal foram um sucesso, porque não conseguem organizar convenientemente as provas internas?

Com o que é que podemos contar do Belenenses para o play-off?
O mesmo que fomos até aqui. Entrarmos sempre na quadra para ganhar o jogo. A equipa tentar sempre pôr em prática o que a equipa técnica pede. O Belenenses respeitar sempre o adversário. Se calhar podemos ir longe se conseguirmos demonstrar o mesmo valor, e se nos respeitarem.
Mas o mais fantástico para mim e que tenho a certeza que podemos contar sempre é o público. Uma média de 950 pessoas por jogo tem sido uma grande conquista e que faz com que os jogos no Restelo sejam autênticos espectáculos. Um público fiel, um público fantástico que nos acompanha para todo o lado e que nunca nos deixa sozinhos. O universo de centenas de milhar de Belenenses merece que o respeitem por igual do que aos restantes milhões.

F.A. Ajuda 84

2 comentários:

Anónimo disse...

Futsal
O primeiro dos jogos decisivos da época joga-se no próximo sábado no Louriçal (Pombal).
O Belenenses defronta às 17h30 a equipa do Instituto D. João V e a equipa precisa do vosso apoio.
Os Belenenses que queiram apoiar a equipa devem inscrever-se na viagem que a Secção está a organizar ao preço de 10€ (viagem e bilhete).
Ligue já para o 914 101 111 e inscreva-se.
Os Sócios que pretendam efectuar a viagem em transporte próprio devem contactar a Secção para adquirir o bilhete para o jogo.
Espero vê-los no sábado a apoiar a equipa.
Luis Silva
Secção de Futsal

Terrace disse...

ate que enfim existe alguem que parte a loiça e diz as verdades que os senhores grandes nao estao habituados a ouvir.
sempre admirei o nuno desde o inicio do futsal no belenenses, a sua simplicidade, o grande caracter que sempre demonstrou sao de um grande homem e mais importante de um grande belenenses,se o belenenses fosse gerido por pessoas competentes como é o caso do futsal ai seria um caso serio.
grande abraço pa ti amigo, e para todos os que semana apos semana dignificam aquela camisola, aquela cruz.
ate sabado
luis pinheiro madragoa