Caso Meyong

Diz o DN:


Passaporte desportivo refere apenas utilização no Albacete em 2007/08


O caso Meyong poderá acabar já hoje se a Comissão Disciplinar da Liga, que reúne durante o dia, considerar como esclarecedora a informação da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que no passaporte desportivo do avançado, a que o DN teve acesso, apenas registou a passagem do camaronês pelo Albacete, na presente temporada. Ou seja, para o organismo espanhol Meyong não foi utilizado pelo Levante frente ao Maiorca, na jornada inaugural da Liga espanhola.


Isto apesar de na ficha de jogo da primeira jornada (26 de Agosto de 2007) constar o nome do camaronês, que entrou aos 79 minutos. Ao que o DN apurou, a federação espanhola apenas confirmou segunda-feira, numa informação adicional solicitada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a utilização de Meyong pelo Levante, dias depois de ter enviado o passaporte para Lisboa sem essa referência. E para a FIFA, o documento essencial é mesmo o passaporte, onde têm de ser inscritos todos os dados da carreira de um atleta a partir dos 12 anos.


O passaporte enviado no final da semana passada diz que na época 2006/07 Meyong esteve inscrito pelo Levante e que na época de 2007/08, a que está em curso, o avançado esteve inscrito pelo Albacete.


A ausência de informação da RFEF poderá ilibar de responsabilidade o Belenenses. É que, para a FIFA, o que conta é a informação que consta no passaporte e não o certificado internacional. Não havendo registo de inscrição por um clube no passaporte, essa passagem é como se não existisse para o organismo máximo do futebol mundial. O que poderá jogar a favor do clube do Restelo.


Outra coisa é o procedimento da federação espanhola, que ainda incorre noutra irregularidade. Segundo as normas da FIFA, o processo de transferência de um jogador deve implicar o envio do certificado internacional acompanhado do passaporte desportivo. O que não aconteceu neste caso.


Este documento só chegou após o pedido do Belenenses, na altura em que se noticiou a eventual irregularidade da utilização de Meyong no jogo com a Naval, pelo facto de ter transgredido a norma que impede um jogador de actuar por mais de dois clubes numa só época. A nível europeu, apenas as federações portuguesa, italiana e inglesa costumam cumprir este regulamento da FIFA. "Na maioria das restantes os documentos chegam quase uma semana depois", disse ao DN um responsável da FPF.


noticia: diário de noticias


F.A. Ajuda 84

Sem comentários: