"O BELENENSES É UM CLUBE DIFERENTE" Alipio Matos


texto de: norberto sousa - Site Futsal

Líder de uma equipa que praticamente só tem somado vitórias, Alípio Matos tem vindo a fazer história à frente do Belenenses desde o início da temporada, pretendendo, agora, que a mesma tenha um final feliz. Para tal, os «conquistadores» terão que vencer a última batalha para que possam arrebatar o tão desejado ceptro. Profundo conhecedor da estrutura adversária, o timoneiro dos azuis do Restelo está confiante num bom resultado.

Face à excelente temporada que o clube está a viver, ser campeão seria colocar a cereja no topo do bolo?
Queremos que esta história tenha um final feliz. Conseguimos subir degraus que no início da época não estávamos à espera e, agora, temos a ambição de terminar uma época maravilhosa com a conquista do título, visto que, temos condições para atingir esse objectivo.

Poderá tirar alguma vantagem neste confronto devido ao facto de ter um conhecimento deveras profundo da maior parte dos jogadores do Benfica?
Nestes jogos mais do que o conhecimento mútuo, o mais importante é o facto de as equipas estarem super moralizadas e, praticamente, vai ser um jogo a partir do zero. O que irá contar é o momento das duas equipas, onde a que gerir melhor as nuances do jogo e as emoções será a que mais possibilidades terá de êxito. Vai ser uma final pautada pelo equilíbrio e difícil para as duas equipas.



A inclusão do César Paulo a meio da temporada levou a que o Benfica mudasse a sua forma de actuar. O Belenenses vai estar preparado para essa situação?
O Benfica mudou o seu sistema de jogo e ganhou um novo jogador, mas se calhar também perdeu outras coisas. Estamos preparados para todas as situações, à semelhança do que aconteceu no jogo do Restelo. Não há equipas perfeitas e a única coisa que temos de nos preocupar será de jogar olhos nos olhos com o nosso adversário e jogar o jogo pelo jogo. O Benfica tem alguns foras de série, mas também tem que se cuidar com o valor dos jogadores do Belenenses.

O primeiro jogo será determinante para apurar o campeão nacional?
O primeiro jogo vai ser muito importante, mas não determinante. Funciona como uma barreira psicológica, onde quem ganhar terá margem de manobra. Esse estigma continua a prevalecer.

O facto de o Belenenses estar menos habituado a disputar as grandes finais e os respectivos títulos poderá ser determinante no desenrolar de uma eliminatória decisiva?
O Belenenses já demonstrou o seu valor, já que em 36 jogos apenas perdeu 2. Estamos vivos e isso é sinal que estamos preparados para lutar contra qualquer adversário, encarando-o sempre de frente e sem receios. Não há razões para preocupações. É um clube que nunca teve oportunidade para se sagrar campeão nacional e, agora que tem esta hipóteses, vai quer agarrá-la com todas as suas forças. Espero que os jogadores usufruam e desfrutem do que é jogar uma final. Estamos plenamente confiantes que vamos dar uma boa resposta.

O apoio do público tem sido precioso na obtenção dos bons resultados. Está à espera de mais um apoio incondicional de massa adepta incansável?
O Belenenses é um clube diferente de todos os outros. Os jogadores e a massa adepta criaram uma empatia e interactividade absolutamente fantástica, funcionando praticamente como uma família. Os nossos apoiantes têm nos dado um apoio único e contribuído decisivamente para as nossas vitórias. De certeza que nos irão continuar a apoiar com todas as suas forças para que possamos continuar a vencer. Espero que o ambiente criado entre os adeptos das duas equipas seja como o das meias-finais. Peço que os adeptos nos apoiem e que não se preocupem em hostilizar o adversário, até porque temos é que jogar por nós.


F.A. Ajuda 84

Sem comentários: