Futsal.: Entrevista a Nuno Lopes

Reproduzimos em seguida uma entrevista dada pelo Director de Futsal do Belenenses, Nuno Lopes, ao site Futsal Portugal:

Face aos constantes assédios a jogadores do Belenenses vindos a público ­– o último foi do Sporting a Caio Japa – Nuno Lopes acedeu ao repto lançado pelo SCN em comentar o interesse de adversários directos na luta pelo título nos atletas que terminam contrato no final da temporada. As notícias vindas a público nas últimas semanas dão conta de eventuais interesses de clubes portugueses em contratar jogadores do Belenenses.

F.P. - Não lhe causa estranheza o facto de elas surgirem na altura decisiva da temporada?
N.L. - Deixo isso para que as pessoas tirem as suas ilações. Mas, todos nós conhecemos o fenómeno desportivo em Portugal. No entanto, quero deixar bem claro que não nos vão demover da luta pelos nossos objectivos. Estamos perfeitamente tranquilos porque este assédio não retira o profissionalismo e a competência aos jogadores. Nisso este grupo é campeão.

F.P. - Está por dentro do interesse do Sporting em Caio Japa?Sabemos que o Sporting já falou com o jogador.
N.L. - O Caio é um homem de grande carácter e verticalidade e informou-nos sobre essa situação. O Caio Japa, tal como a maioria do plantel, termina contrato no final da época.

F.P. - O Belenenses está interessado em mantê-lo nas suas fileiras?
N.L. - Pretendemos manter a grande parte do actual plantel e já encetamos contactos com vários atletas. Mas, devido a algumas vicissitudes no seio do clube, não conseguimos que os jogadores renovassem a tempo e, face ao valor que possuem, é natural que sejam cobiçados.

F.P. - O Belenenses fará todos os esforços para manter a base do plantel que nestas duas temporadas tem sido utilizada pelo Alípio Matos?
N.L. - Sim, e já lhes demonstramos a nossa intenção. No entanto, não nos vamos desviar nem um milímetro da estratégia que temos delineada. Somos amadores e não podemos competir com valores que são apresentados por outros clubes. Não há jogadores mais importantes que a estabilidade do clube. Por isso, estamos preparados para perder jogadores que pretendam mais do que aquilo que poderemos cumprir.

F.P. - Quer dizer que os jogadores do Belenenses são um alvo fácil para clubes com maiores recursos financeiros?

N.L. - A nível financeiro, sim. Mas o dinheiro não é tudo na vida. Aqui existe um ambiente familiar no seio do grupo que é transportado para os nossos adeptos. Um dos meus maiores orgulhos enquanto dirigente do Belenenses é ver a tristeza que os jogadores demonstram quando saem do clube. É sinal que eles se sentem acarinhados e bem tratados…

F.P. - Como consegue o Belenenses competir pelos mesmos objectivos com adversários que têm orçamentos completamente diferentes?
N.L. - Sei apenas o que se passa em nossa casa. No Belenenses não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar dinheiro, pelo que, tudo o que fazemos é muito bem pensado. Tenho enorme respeito para com os dirigentes dos outros clubes, com quem tenho aprendido imenso, mas todos os clubes têm formas diferentes de agir. A secção nunca tremeu com os problemas que assolam o clube e está determinada a lutar pelos títulos. Essa é a única satisfação que devo aos nossos sócios que, simplesmente, têm sido fantásticos connosco. Estamos determinados em conquistar a Taça de Portugal e o campeonato. A par do Benfica somos a única equipa com possibilidade de conquistar estes dois troféus. Isso é sinal que o trabalhado tem sido bem feito.

F.P.- Existe algum jogador assegurado para a próxima época?
N.L. - Há alguns que chegaram a acordo, mas não vou revelar quais. Eles deram-nos a sua palavra e isso, para nós, vale mais que qualquer contrato assinado. Até pode ser que consigamos manter os jogadores todos que pretendemos, pois não é certo que saia algum jogador.

F.P. - No plantel da próxima época existirão muitas caras novas?
N.L. - Apenas poderei adiantar que o grupo será composto por 14 jogadores . Vão ficar alguns jogadores do actual plantel e vamos contratar outros de grande qualidade, que já estão a ser observados há muito tempo. Os nossos sócios poderão ter a certeza que na próxima época estaremos, novamente, a lutar pelo título.
F.A. Ajuda 84

Sem comentários: