Nuno Lopes irritado com arbitagem

"Estamos aqui todos na viagem incrédulos e revoltados. Antes desta jornada era matematicamente possível ao Belenenses ficar no primeiro lugar, primeiro lugar esse que traz vantagens em caso do terceiro jogo nas eliminatórias do play-off. Com esta derrota não é possível já lá chegar. Não quer dizer que tenha sido só neste jogo, assumimos as nossas responsabilidades, mas este ano começou mais cedo a hostilidade e arrogância, as pressões correntes nos jogos, com árbitros a ligaram para a APAF tentando um certo corporativismo contra o Belenenses. Isto este ano começou cedo e fomos andando, alguns erros próprios, outros erros de terceiros mas hoje fomos gozados, empurrados, dualidade de critérios desde o início do jogo, com falta de qualidade na apreciação dos lances, desde o início de jogo um critério disciplinar completamente aberrante, de intimidar os jogadores todos que estavam no banco, com uma expulsão cirúrgica quando estavamos a lutar para dar a volta ao resultado é um jogador importante para a nossa manobra como é o Caio Japa e que nos vai fazer falta no próximo jogo. Foi uma coisa absolutamente aberrante".

"Foi pedido à FPF que fossem nomeados os melhores árbitros para os jogos mais importantes e que nesta fase de decisões não estivessem árbitros incompetentes e inábeis como hoje. Tem que estar árbitros que também se enganam mas enganam-se é menos que os outros mas não é isso que tem acontecido. Na prática as nomeações não têm tido em conta o que quer que seja. A arbitragem de hoje foi miserável protagonizada por dois árbitros que não sendo pessoas anormais, são pessoas normais, fizeram hoje uma arbitragem anormal e tendenciosa. O mais grave disto é que eu na minha posição de delegado no final do jogo disse na quando fui assinar a ficha de jogo que a arbitragem foi tendenciosa a resposta que tenho pelo primeiro árbitro do jogo foi que continuará a ser assim enquanto tivermos o comportamento como este. E eu pergunto qual comportamento? O comportamento de lutar pela modalidade, de investir na modalidade, que enquanto o nosso comportamento for este vamos ter arbitragens tendenciosas como a deste jogo? A resposta leva-me a entender que enquanto que os árbitros forem estes senhores ou outros como estes senhores, a arbitragem será tendenciosa. È isso que me leva a entender. Aliás eu peço a quem nomeia os árbitros que estes árbitros não nos voltem a apitar enquanto desempenharem funções na arbitragem".

”Temos uma relação excelente com todos os agentes da modalidade mas aquilo que é demais enjoa e eu não estou enjoado, estou enojado. Estas manobras não beneficiam o Futsal. Foram retirados o ano passado três pontos ao Belenenses por suposta utilização irregular do Pedro Cary, o jogador foi suspenso por um mês e foram-nos retirados três pontos e mais tarde esse castigo foi retirado pelo Conselho de Justiça. Até hoje o clube e o jogador estamos à espera de sermos ressarcidos por esse mau julgamento.Este ano houve equipas conscientes das irregularidades que cometiam que inscreveram jogadores de forma irregular na Federação e nada lhes aconteceu. Lá está, dois pesos e duas medidas. Isto enoja-me.Enojado também ao verificar que independentemente do percurso que temos feito na Taça de Portugal num calendário aprovado e dado aos clubes e chego ao jogo da final e nem sequer sei em que data vou jogar e porquê? Por causa do imbróglio que os clubes por incúria ou por má fé acabaram por criar. O resultado é que chego à final e nem sequer sei quando se vai disputar. Se calhar nem a vou disputar. As pessoas que ainda restam competentes na Federação estão a tentar resolver junto com os clubes este problema. Isto mete-me nojo. Não por causa destas pessoas porque essas merecem-me consideração, mas por pessoas sem o caracter para estar nestas posições que semana após semana manobram classificações”.

”Não são só os jogadores e adeptos que olhem para as classificações e dizem se ganhar este sobe duas posições ou se ganhar aquele pode descer uma posição. Os árbitros também estudam a classificação e depois invertem a sua autoridade e conseguem manobrar a classificação. As pessoas tem que ser sérias. A facilidade com que se manobra o Futsal tem que ser desmascarada. É isso que me leva a concluir arbitragens como a deste jogo ou outras. Exijo respeito. Somos uma instituição séria no desporto e na modalidade e exigimos respeito. A partir de agora estaremos bem atentos ao que se passar no campeonato. Se tivermos que perder que seja por mérito do adversário. Neste momento já nos estamos a levantar e domingo estaremos bem de pé, até que as equipas que forem superiores a nós nos ponham fora do campeonato. Que não seja por outra razão por acção de terceiros”.

F.A. Ajuda 84

Sem comentários: