Daniela Inácio: «Estou muito feliz»

A jovem nadadora Daniela Inácio considerou "excelente" o 17.º lugar na prova dos 10 quilómetros em águas livres dos Jogos Olímpicos Pequim'2008, para a qual entrou com o 24.º tempo entre 25 atletas."Foi um excelente resultado. Estava em 24.ª e não tinha muitas expectativas. A primeira coisa era acabar e ganhar alguns lugares. Consegui tirar sete, o que é óptimo para mim, por isso estou muito feliz", disse.
Daniela Inácio terminou com 2:00.59 horas - a apenas 1.31 minutos da tricampeã mundial e agora ouro olímpico Larisa Ilchenko -, retirando quase 16 minutos à marca do Campeonato do Mundo de Sevilha (2:16.47 horas), em que foi 45.ª. "O tempo final é um bocado indiferente, apesar da distância em relação à primeira ser menor que no 'Test Event' (no qual se apurou) e notoriamente melhor do que em Sevilha", vincou. Segundo Daniela Inácio, a prova "foi muito dura", mas, admite, as condições foram "muito favoráveis": "o circuito é espectacular e não havia corrente, vento ou ondas. Estava tudo muito bom. A temperatura da água também. A partida não foi logo em recta, o que me favorece, pois elas não arrancam logo a uma velocidade estrondosa e consegui acompanhá-las". "Depois, foi só tentar não perder o grupo. Na última volta em que elas arrancaram eu tentei ficar nos pés da sul-africana (Natalie du Toit, primeira amputada a competir nos Jogos Olímpicos), depois ela fugiu, mas fui apanhando outras na última volta e acabei em 17.º", completou. E revelou os seus pensamentos em duas horas de prova: "desta vez não variei muito.

O principal era ir mais rápido, e dizia para mim 'não posso estar cansada, não estou cansada', só posso ver pés à minha frente, não posso perder as outras". Segundo a atlea este resultado nos Jogos Olímpicos é fruto de "muito treino, esforço, piscinas, horas a dar voltas e cambalhotas na piscina". Daniela Inácio admite que "gostava imenso de estar em Londres", em 2012, mas sublinha que "a vida nunca é uma linha recta" e que "é impossível fazer planos para daqui a dois meses, quanto mais para daqui a 4 anos, pois as coisas mudam".
F.A. Ajuda 84

Sem comentários: