A 1ª Assembleia Geral do Clube

Com um novo projecto em 'mãos' o Bloga da F.A. Ajuda, decidiu recordar os primeiros passos do nosso Grande Clube! E como nada pode começar sem organização, o nosso primeiro 'lance de bola parada' é a 1ª Assembleia!

Foi a 2 de Outubro de 1919, precisamente nove dias depois da fundação do clube, que se reuniu na Calçada da Ajuda, 76, sede do Belém Clube, a primeira Assembleia Geral do Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Presidida pelo Dr. Virgílio Paula, secretariada pelo Cralos Sobral e Alfredo dos Santos, compareceram ainda Artur José Pereira; José Nunes da Silva Sanches, Henrique Costa, entre outros, que discutiram a seguinte ordem de trabalhos:

1. Nomeação de uma Junta Directiva;2. Escolha dos delegados à Associação de Futebol de Lisboa;3. Nomeação de um Capitão Geral;4. Escolha das cores do equipamento;

Ao primeiro ponto foi apresentada proposta que, aprovada por unanimidade, tornou o Eng.º Reis Gonçalves (presidente), Dr. Virgílio Paula, Hermenegildo Candeias, Carlos Sobral, Joaquim Dias e Júlio Teixeira Gomes (vogais) como os primeiros dirigentes da história do clube.

Para delegados do clube à A.F.L. foram indicados, por proposta do presidente da mesa prontamente sancionada por unanimidade, Eng.º Reis Gonçalves, Dr. Virgílio Paula e Carlos Sobral, que viria a ser também nomeado Capitão Geral do Clube, depois de Henrique Costa haver declinado o convite que lhe foi endereçado.

Menos pacífica, embora abordada com elevação, foi a discussão do último ponto da agenda, referente às cores dos equipamentos a que concorriam duas propostas diferentes. A primeira, apresentada por Henrique Costa, sugeria camisola azul com vivos brancos tendo do lado esquerdo o emblema (no formato de escudo, em fundo branco com duas faixas diagonais em azul, a Cruz de Cristo sobreposta e as letras C F B em amarelo), com calções pretos. Enquanto o projecto defendido por Carlos Sobral apostava em camisola branca com a Cruz de Malta no peito e calções pretos.















Proposta para equipamento (vencida) Proposta para equipamento ( vencedora )


Venceria a tese de Henrique Costa, votada favoravelmente por 20 dos 28 belenenses presentes, e assim a camisola azul e a Cruz de Cristo tornar-se-iam símbolos inconfundíveis da identidade do clube.Não obstante as reacções desfavoráveis, despeitos e mesmo troças que circulavam nomeadamente em adversários e comunicação social, que davam não mais de três meses de vida a um projecto que diziam condenado, o sonho de uma noite de Verão começava a converter-se em feliz realidade e o Clube de Futebol «Os Belenenses», fundado com o objectivo de promover o desenvolvimento e a prática de todos os desportos em geral e do futebol em especial, com sede em Lisboa e em qualquer freguesia de Belém, surgia no firmamento desportivo.



F. A. Ajuda

Sem comentários: